sexta-feira, 28 de agosto de 2009

DEMOCRACIA EM CHELEIROS????


Em A Sombra do Convento

O Partido Socialista de Mafra revelou hoje que desistiu da candidatura à freguesia de Cheleiros, após atitudes de «intimidação» política a cinco candidatos que integravam a lista e que pediram para que o seu nome fosse retirado.«Houve cinco pessoas em 13 a desistirem por intimidações», afirmou à Agência Lusa Sérgio Mota, candidato à câmara e representante da comissão política concelhia do PS.«Não vamos concorrer à freguesia porque não conseguimos substituir a tempo os elementos que desistiram», adiantou, tendo em conta que hoje é o último dia para a afixação das listas pelo tribunal, após efectuadas alterações ou eventuais correcções.Sérgio Mota revelou que, após falar com alguns dos candidatos que desistiram de integrar a lista do PS à freguesia de Cheleiros, «foi possível constatar que sofreram manipulações por pessoas com responsabilidades vigentes na freguesia», sem querer revelar as suas identidades ou eventuais ligações a candidaturas adversárias.O candidato especificou apenas que alguns dos suspeitos «escreveram as próprias cartas de desistência dos candidatados».Perante o sucedido, o PS de Mafra denunciou «as atitudes de perseguição e coacção política», sem querer adiantar quais.«Não podemos calar a nossa revolta e indignação pela cultura antidemocrática neste concelho», criticou.Sérgio Mota disse que o partido vai denunciar o caso à Comissão Nacional de Eleições, a fim de ser aberto um inquérito para investigar este género de conduta.Das 17 freguesias, Cheleiros é uma das três a que o PS não vai concorrer em Mafra, apesar de em Sobral da Abelheira apoiar a candidatura de um movimento de independentes.
.
.
Sobre o conteúdo desta noticia, a Praça do Sol vê com grande preocupação os tempos eleitorais que se aproximam.
Mas depois de ouvir o Deputado Rangel afirmar que politica e ética estão em planos diferentes, já nada nos espanta.
Sobre o que é relatado, algumas dicas cá da Praça, para a "investigação":
- Se os candidatos do PS não se identificaram publicamente como tal, como foi sabida esta sua condição? Será que alguém na freguesia quando foram emitidas as certidões de eleitor necessárias para o processo, fez também uma listazinha à parte? É que isso poderá configurar uma ilegalidade ou crime.
- Existiu alguma reunião entre todos os candidatos desistentes? É que segundo já procurámos saber, as cartas de renuncia enviadas ao juíz, são todas iguais, tipo minuta.
- Foi promovida na altura alguma "procissão" expontânea em Cheleiros? É que como também nos chegou aos ouvidos, andaram 2 "figurinhas" a recolher as assinaturas para estas desistências, e uma delas "rezava" ao voto no PSD.
A democracia não comporta este tipo de comportamentos. Até parece que estão em jogo outros interesses para além dos de servir a população. Talvez o facto de os cargos politicos, mesmo ao nível das freguesias já serem remunerados. E a vida custa a todos!
Senhores autarcas de Cheleiros, tenham juízo!

2 comentários:

  1. Esta noticia já não devia provocar espanto, pois num concelho onde uma força politica consegue garantir as 17 freguesias existentes ... ou será que os outros 17 candidatos eram assim tão maus ? Voltando ao inicio apesar de todas estas situações uma noticia como esta faz-me lembrar os tempos da extinta (ou não) PIDE, embora não seja do meu tempo revivo assim as histórias que sempre ouvi, onde os votos eram "comprados" com viagens de autocarro ao local de voto. Assim anda a nossa DEMOCRACIA.

    ResponderEliminar
  2. Os candidatos a uma lista deste tipo devem ser voluntários e não como se passou em cheleiros,andou 1 "figurinha" a pedir para assinarem uns papeis com o objectivo de se reparar um caminho. AS pessoas assinavam a pensar que era um baixo assinado. Será que é normal uma lista candidatar-se a uma junta com 3 pessoas de 80 anos sem formação. Esta maneira de angariar candidatos é que é DEMOCRACIA.

    ResponderEliminar